Quer viver além dos 90? Abra um sorriso e seja otimista, diz nova pesquisa
Estudo publicado pela na última quarta (9), no no Jornal da Sociedade Americana de Geriatria. associou os altos níveis de otimismo a uma vida mais longa e a uma maior chance de ser centenário, de acordo com novo estudo realizado com quase 160.000 mulheres de diferentes raças.
Estilo de vida saudável, qualidade da dieta, atividade física, índice de massa corporal (IMC), tabagismo e consumo de álcool, foram responsáveis por menos de um quarto da associação entre longevidade e otimismo.
Um estudo de 2019 descobriu que homens e mulheres com os mais altos níveis de otimismo tinham uma expectativa de vida média de 11% a 15% maior do que as pessoas que praticavam pouco pensamento positivo.
Na verdade, os otimistas com pontuação mais alta eram mais propensos a viver até os 85 anos ou mais.
Os resultados foram verdadeiros, segundo o estudo, mesmo quando foram considerados o nível socioeconômico, condições de saúde, depressão, tabagismo, engajamento social, má alimentação e uso de álcool.
Então seja otimista!
Ser otimista não significa ignorar o que lhe estressa na vida, segundo especialistas, mas quando coisas negativas acontecem, as pessoas otimistas tendem a se culparem menos e a enxergar aquilo como passageiro ou mesmo como positivo.